Quer ficar
atualizado? Veja
nosso BLOG

24
abr

Mercado de insurtechs cresce e ganha espaço no Brasil

Uma matéria do Valor Econômico, publicada dia 30/03, informa que as startups estão avançando para plataformas digitais a fim de comercializar produtos como seguro para carros, smartphones e bicicletas. Um levantamento da empresa Distrito contabilizou 113 insurtechs no Brasil, o que representa um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2018. 

Ainda de acordo com o Valor, apesar de apresentar uma rápida evolução, o Brasil ainda é muito inferior a mercados mais evoluídos, como Estados Unidos e Inglaterra. “No Brasil, estamos vendo uma nova onda de startups com modelos que precificam o risco da pessoa, inclusive permitindo seguros ‘liga-desliga’”, analisa Oliver Cunningham, sócio da KPMG. 

A thinkseg é uma das empresas mais populares nesse setor. Em 2018 comprou a corretora online Bidu e oferece diversos tipos de seguros e outros produtos financeiros, em parceria com 16 seguradoras. A insurtech também aposta no formato de seguro “pay-per-use” (pague pelo uso) para automóveis. 

Os advogados Adriano Almeida e Daniela Durán, ex-executivos da Aon, e o ex-diretor do BTG Pactual, Rodolfo Fonzar, também resolveram investir em startups. Os dois criaram a Avita, empresa de emissão e gestão de apólices de seguro garantia judicial. No mercado desde 2019, a insurtech está confiante no avanço da modalidade no Brasil. “O seguro garantia judicial chegou a R$ 3 bilhões, mas focado em grandes emissões. Nossa ideia é criar um mercado de pequenas e médias emissões”, explicou Adriano Almeida, CEO da Avita ao Valor. 

A Kakau, por sua vez, distribui seguros pela internet desde 2017. Utilizando o modelo de assinatura mensal, a insurtech vende três planos de seguro residencial, em parceria com a seguradora Essor, e seguro para smartphones em parceria com a Generali. 

Já a Pier oferece apenas seguro para smartphones (Android e iPhone), através de uma parceria com a Too Seguros . De acordo com o Valor Econômico, a startup vendeu mais de 25 mil seguros e soma 16 mil membros ativos, conta Lucas Prado, CEO da Pier. 

Fonte: CQCS 

n3 start